InterUni 2016 discute internacionalização

Iniciou ontem (22) e segue até sexta-feira (25) o Simpósio InterUni 2016, com a proposta de internacionalização dos Institutos e universidades do Brasil, América e Europa. O evento está acontecendo na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Segundo informações repassadas pelo IFC, o objetivo do Simpósio é agregar aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.

O evento também é aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias. Os palestrantes são das mais diferentes áreas, como: cooperação científica Internacional, estudos voltados à agricultura e avanços tecnológicos na computação.

O professor Fábio Alexandrini, coordenador do evento, salientou a importância da terceira edição do evento e a aproximação de empresas e comunidade acadêmica. “Existe uma necessidade de ampliar as discussões sobre as possibilidades de intercâmbio e preparação profissional dos estudantes para o mercado cada vez mais globalizado, por isso, as temáticas estão focadas em casos práticos já realizados ou que estão em andamento em Santa Catarina com a Alemanha, Estados Unidos e Austrália”.

Segundo a assessoria, nesta edição, apesar das contingências orçamentarias tanto do IFC quanto da Fapesc, o evento foi organizado em parceria com a T-System e com a Fapesc o financiamento dos custos de viagem e estadia dos palestrantes. A primeira palestra do evento, após a solenidade de abertura foi com o Dr. Markus Blumenshein, diretor da empresa T-System do Brasil e também

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina. Na sua palestra, Markus abordou as questões referentes a exportação de software brasileiro e a língua alemã, além de debater sobre fatores competitivos na área de TI.

Você pode gostar...